O futebol é a paixão nacional do Brasil e, entre os times que mais chamam a atenção dos torcedores, estão Corinthians e São Paulo, dois dos maiores clubes do país e que têm uma rivalidade conhecida internacionalmente.

O Corinthians, fundado em 1910, é um clube que representa a classe trabalhadora de São Paulo. Seu apelido, Timão, vem da época em que a equipe jogava no Rio Tietê, em um barco chamado de timoneiro. Já o São Paulo, fundado em 1930, é conhecido como Tricolor devido às suas cores: vermelho, preto e branco.

A rivalidade entre Corinthians e São Paulo se intensificou a partir dos anos 1940, com a chegada de jogadores como Leônidas da Silva e Baltazar ao Timão. No entanto, foi na década de 1970 que os clássicos entre as equipes ficaram famosos pelo clima de tensão e rivalidade, com direito a confusões dentro e fora de campo.

Um dos momentos mais marcantes da rivalidade aconteceu em 1977, na final do Campeonato Paulista. O Corinthians venceu o jogo, mas a torcida do São Paulo invadiu o estádio do Morumbi para protestar contra a arbitragem. A violência foi tanta que a partida acabou sendo anulada e o título foi decidido em outro jogo, que também foi vencido pelo Corinthians.

Nos anos 1980, a rivalidade se acirrou ainda mais com o surgimento de ídolos como Sócrates e Raí no Corinthians e Zetti e Müller no São Paulo. As equipes se enfrentaram em diversas finais de campeonatos, deixando sempre um clima de tensão no ar.

Atualmente, Corinthians e São Paulo continuam a protagonizar clássicos eletrizantes, que movimentam a paixão de suas torcidas. As duas equipes têm torcidas organizadas muito famosas, como a Gaviões da Fiel, do Corinthians, e a Independente, do São Paulo. Essas torcidas têm muita rivalidade entre si e são conhecidas por suas festas e mosaicos nas arquibancadas.

Além dos jogos entre as equipes, a rivalidade se estende a outras áreas, como o mercado de transferências. O São Paulo é conhecido por ter revelado grandes jogadores, como Kaká e Lucas, que foram negociados com grandes clubes europeus. Já o Corinthians ficou famoso por fazer contratações polêmicas, como a do atacante Adriano Imperador, que não deu certo no clube.

No fim das contas, a rivalidade entre Corinthians e São Paulo é uma das mais intensas e emocionantes do futebol brasileiro. Esses clássicos são sempre aguardados com muita expectativa pelos torcedores, que ficam na maior ansiedade até a bola rolar. E, como diria o hino do Corinthians: vai Corinthians, tu és tradição, luta e raça, amor e paixão.